Pedagogias em espaços de privação de liberdade

Projeto da UERJ para garantir o cumprimento do Direito à Educação Superior das pessoas privadas de liberdade. Abolicionista Penal. “Pedagogias em espaços de privação de liberdade”, da Faculdade de Educação da UERJ. 🍂Esse trabalho, que gostamos tanto de fazer, acontece no âmbito do Projeto de Extensão “Do cárcere à universidade”. 🍂Discutiremos práticas de educação formal e não formal presentes em unidades prisionais e socioeducativas e outros temas que atravessam a educação nesses espaços. 🗒Abordaremos os seguintes temas:– Educação como direito; educação crítica e emancipatória.– Encarceramento em massa da juventude negra.– Educação outra: leitura e escrita em espaços de privação de liberdade.– Teatro nas prisões.– Remição de pena pela leitura no Brasil.– Limites e possibilidades da educação escolar: normas e brechas 🍂Usaremos o aplicativo ZOOM para realização das aulas. Emitiremos certificados a todas as pessoas que tiverem no mínimo 75% de frequência às aulas. O curso é gratuito. Coordenação: Socorro Calhau e Vanusa MeloBolsista: Ana Nobre Atenção‼️Se o número de inscritos superar o número de vagas, nesse caso, 150 vagas, faremos a seleção por meio de um sorteio on-line. Haverá uma reserva de 20% das vagas para alunos da UERJ. Contato: docarcereauniversidade@gmail.com
Ninguém solta a mão de ninguém

Resistência contra o fascismo, o sequestro de direitos, o racismo, a lgbtqi+fobia, a Educação Pública, Laica e de Qualidade, na Uerj.
LIVRO “Sujeitos da Escrita”

Uma pesquisa que buscou identificar a natureza da dificuldade na aquisição da língua escrita pelos jovens e os adultos, a partir da análise do perfil do sujeito que está inerente à figura do aluno da EJA; dos parâmetros que dão sustentação às políticas, práticas e concepção de aprendizagem, nessa modalidade de educação; da visão de homem e de mundo, frente ao modelo de sociedade científica, que estão subjacentes às teorias do conhecimento; da história da Educação Brasileira, a política de “interdição do corpo”; da análise de métodos e metodologias de alfabetização praticados nas escolas de ensino fundamental; e da história do processo de gramatização das línguas modernas. O trabalho não se furtou de lançar um olhar atento às questões da linguagem, da escrita e do poder, tendo como pano de fundo a tensão entre o mito do alfabetismo e o Direito à Educação. Live de lançamento e apresentação do livro “O Sujeito da Escrita”, de Socorro Calháu, com a participação de Luiz Antônio Senna e Vanusa de Melo.
Letramentos e pedagogias em EJA e educação popular

Curso de Extensão “Letramentos e Pedagogias Em EJA e Educação Popular”. A Formação se realizará de modo on line, aos sábados das 9h às 13h, organizados da seguinte forma: 14 encontros online, total de 80h, considerando o tempo dedicado aos estudos e ao Trabalho Final;1 encontro presencial na Uerj, ocasião em que se fará o encerramento. Dispomos de 120 vagas acompanhadas das seguintes cotas:– 20% para estudantes da Uerj (presencial e à distância);– 20% para voluntários do projeto Águas do Amanhã e parceiros;– 20% para mulheres que atuem como educadoras populares.As demais vagas são destinadas à ampla concorrência. Caso necessário, utilizaremos os seguintes critérios de seleção:– pessoas residentes no território da zona oeste do Rio de Janeiro;– mulheres negras;– pessoas com participação ou interesse em instituições ou Projetos Sociais de Educação Popular.
Escrita e encontros

Projeto Águas do Amanhã, juntamente com a professora Socorro Calháu queremos convidar você para um encontro com a leitura e a (re) descoberta de si. Em meio a um cenário difícil de isolamento social, o cuidado com nossas emoções se tornou cada vez mais necessário, e acreditamos que a leitura e a escrita são ferramentas fundamentais nesse processo. Dando-nos a sensação de que não estamos sozinhos, nos possibilitando percorrer mundos, cenários e, principalmente, contando histórias que nos atravessam. Quantas vezes fomos tomados por um livro a ponto de quase nos sentirmos abraçados por ele? Por isso, a 1ª roda de leitura propõe levar você a uma viagem de fora pra dentro. E nada melhor do que percorrer esse caminho na companhia de Socorro Calháu, Cora Coralina, Geni Guimarães e Graciliano Ramos. Então fique à vontade e pode entrar!..IMPORTANTE: após a inscrição, enviaremos por e-mail o link da sala e o material que conduzirá nosso encontro. A realização da tarefa é pré-requisito para participar da roda! Pedimos que sigam as sugestões do arquivo e o aproveitem para fazer uma viagem para dentro de si! Criem de forma livre e espontânea!..#PraCegoVer#PraTodosVerem: Cartaz com fundo branco. No canto superior esquerdo está escrito: “Águas do amanhã oferece – 1ª roda de leitura, evento gratuito”, sob um fundo rosa, que imita um traço feito a pincel. No centro, com letra rosa em caixa alta, está escrito: ESCRITAS E ENCONTROS: A LEITURA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E RESISTÊNCIA. Abaixo do texto, também centralizado, está o nome da dinamizadora: SOCORRO CALHÁU – FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UERJ).No canto inferior direito, há uma figura representando três pessoas conversando sob um fundo de quadrados nas cores laranja e amarelo, e um ramo de flores. No canto inferior esquerdo estão as informações de dia, horário, e link para a inscrição: 07 de maio, das 19h às 21h, no Zoom, evento gratuito, link de inscrição na Bio. Ainda no canto inferior esquerdo, encontra-se a logo do projeto. .